INFERTILIDADE MASCULINA – OS TEMPOS MUDARAM E NOSSA FERTILIDADE TAMBÉM

Realmente não somos mais os mesmos. Vou começar com um número alarmante. No início do século passado, portanto, por volta de 1900, tínhamos em média 100 milhões de espermatozóides, terminamos o século com uma média de 50 milhões apenas. Perdemos metade dos espermatozóides em cem anos. Dá para imaginar mais 3, 4 séculos à frente. Melhor não pensar não é mesmo. Mas as soluções já estão sendo trabalhadas, mas abordarei este assunto em outro blog. Vamos falar do presente. Porque será que a qualidade do sêmen caiu tanto? Não é uma resposta fácil, mas também não tão difícil. Vários estudos científicos sugerem que a qualidade do sêmen tem piorado bastante nas últimas décadas. Tais estudos mostram que os poluentes ambientais, estilo de vida e determinadas características profissionais são os fatores determinantes. Poderíamos aqui citar alguns poluentes e contaminantes que podem influenciar estes números tais como:

1. Tabagismo
2. Etilismo
3. Drogas ilícitas
4. Exposição a metais
5. Exposição a ácidos, bases e álcool
6. Exposição a colas, solventes e silicones
7. Exposição a ambientes com muito calor ou muito frio
8. Exposição a pesticidas e inseticidas
9. Exposição a pó ou fibras
10. Exposição a corantes
11. Exposição a alimentos não orgânicos ricos em hormônios
12. Uso do celular
13. Sedentarismo/excesso de peso

Isto acima é apenas uma lista preliminar, temos muitos outros contaminantes que não sabemos até que ponto pode afetar a qualidade do sêmen. Imaginem a quantidade de contaminantes que ingerimos: carnes vermelhas provenientes de áreas que usam hormônios para rapidamente deixar prontos para o abate, mesmo a carne branca tal técnica é muito difundida. Imaginem os vegetais que chegam às nossas mesas produzidos a partir do uso massivo de agrotóxicos. Comidas repletas de corantes. Uso ativo, mas pasmem também passivo do tabagismo pode afetar a qualidade seminal. O álcool etílico é outro contaminante importante, desde que usado em maior quantidade. Não é fácil ! Cada vez mais estamos expostos a inalar vapores de solventes orgânicos. E sabem o que é pior: esta inalação tem efeitos cumulativos, vai diminuindo a testosterona e com isso a qualidade de sêmen. Abaixo colocarei uma lista de algumas mudanças que podemos fazer para quem sabe melhorar a qualidade seminal:

1. Evitar bebidas alcoólicas.
2. Evitar completamente tabagismo.
3. Evitar drogas ilícitas como maconha, cocaína etc.
4. Evitar o consumo de ovos.
5. Evitar o consumo de carnes vermelhas, se fizer, uso no máximo duas vezes por semana e se for carnes magras.
6. Evitar o consumo de frangos industrializados, preferir os orgânicos.
7. Diminuir o consumo de leite de vaca – ½ copo 100 ml ao dia se for usar.
8. Evitar manteigas, margarinas, maionese etc.
9. Evitar biscoitos com corantes.
10. Evitar refrigerantes.
11. Evitar frituras – batatas fritas, coxinhas, pastéis etc.
12. Fazer uso acentuado de peixe, se possível diariamente, como fonte protéica.
13. Evitar completamente as comidas enlatadas e em conservas.
14. Usar abusivamente as frutas – se possível cinco porções ao dia – principais frutas: acerola, goiaba, laranja, limão, abacaxi, abacate e uvas.
15. Ingerir verduras freqüentemente – pelo menos uma vez ao dia, evitar a batata. Preferir os vegetais folhosos, principalmente os mais escuros: couve manteiga, espinafre, brócolis, alface.
16. Todas as comidas com corantes devem ser evitadas.
17. Ingerir pelo menos 2 litros de água ao dia.
18. Evitar o uso do celular próximo a área genital – evitar completamente. Não andar com o celular no bolso da calça.
19. Acupuntura é recomendado desde que seja feito com esta finalidade; para tanto deve ser feito com técnico bem treinado.
20. Evitar locais muito quentes como saunas.
21. Banhos quentes não devem ser demorados.
22. Se tiver febre – temperatura acima de 37º comunicar ao seu médico
23. Evite o uso de roupas sintéticas muito apertadas por longos períodos de tempo.

É claro que são apenas recomendações. Não é para ninguém ficar paranóico com as informações expostas acima, mas vale à pena ficar mais perto do que longe delas.
Vamos falar agora de outro assunto. Será que a idade paterna influencia as chances de uma gravidez ?

CAIU MAIS UM TABU !

Até há pouco tempo atrás se acreditava que a nossa fertilidade era eterna, nos acompanhava até os dias derradeiros das nossas vidas, que a qualidade seminal praticamente não se alterava. Lamento informar que não é bem assim… já não somos os mesmos, ou pelo menos não somos como pensávamos que éramos. Anotem aí o que a idade paterna mais avançada pode ser capaz de fazer:

1. Infertilidade
2. Risco aumentado de abortos
3. Risco aumentado de baixo peso ao nascimento das crianças – (Reichman, 2006)
4. Risco aumentado de prematuros – (Zhu, 2005 e Astolfo, 2006)
5. Síndrome de Down – (Fisch,2003 e Zhu, 2005)
6. Aumento da incidência de esquizofrenia, epilepsia e autismo – (Reichenberg, 2006, Vestergaard, 2005, Tsuchiya, 2005)

Percebam que antes tudo isto era acreditado somente a idade avançada das mulheres. E agora uma notícia ainda mais pertubadora: a idade de 40 anos tem sido proposto como um ponto de corte acima do qual estas complicações reprodutivas aumentam. Entretanto, uma tendência para este quadro acima já se inicia entre 20 e 30 anos, pelo menos este foi o achado de um trabalho publicado por Tang e colaboradores em 2006 na revista BIRTH. Observem um outro dado interessante: homens comprovadamente férteis , mas com mais de 40 anos tem uma maior chance de não conseguirem novamente ser pais, quando comparados com homens férteis abaixo de 40 anos. Além disso, os primeiros têm maior chance de produzirem uma gravidez que terminará em aborto. É meus amigos a nossa vida já foi mais fácil! Esta semana vou ficando por aqui, esperando ter contribuído um pouco mais com uma informação com mais qualidade para vocês. Fiquem a vontade para mandar perguntas, aqui mesmo pelo blog, ou no meu email pessoal – evangelistatorquato@gmail.com. Na próxima semana vou abordar o tema – o uso do celular e sua associação com infertilidade masculina. Bom pré carnaval a todos! Fiquem com Deus…sempre!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights