Existe um subgrupo de mulheres, que são jovens, mas cujos corpos agem como se eles estivessem mais velhos. Elas, simplesmente têm um menor número de óvulos; é como se existisse uma assincronia entre a sua idade cronológica e a sua idade biológica.
Mulheres com os tipos de sangue A e AB foram geralmente menos prováveis do que outras de terem os níveis de FSH indicando reserva ovariana diminuída, mostrou o estudo. Havia muito poucas mulheres com sangue tipo B no estudo para os pesquisadores impedindo de analisar este efeito nas mulhere com este tipo de sangue.
Mas atenção; este estudo tem um viés importante: ele foi feito em cima de pacientes inférteis então não pode ser levado como uma regra para a população geral. No entanto, tenho dito que temos razões suficientes para estar preocupado com níveis elevados de FSH em alguém que não é infértil e ainda não teve seu primeiro filho.
Se uma mulher jovem e saudável chegou ao meu consultório e tem níveis elevados de FSH, eu testaria aquela mulher para outros sinais de diminuição da sua fertilidade, como a dosagem de um AMH e um ultra som transvaginal quando menstruada. Novas pesquisas talvez surjam mostrando ou não esta relação na população geral.
Uma maior compreensão da conexão entre o sangue tipo O e reserva ovariana diminuída seria uma coisa boa. Se os resultados do estudo conseguirem ser replicados em populações saudáveis, as mulheres com sangue tipo O deverão ligar o tic tac do seu relógio biológico aos 20 anos e amiguinhas este relógio, o relógio da vida, simplesmente não para. Enfim, cá estou eu falando mais uma vez para não adiarem a sua primeira maternidade, até já estou cansado de falar isso e talvez cansando vocês…mas querem saber: não vou parar de falar.
Até o próximo contato..