Definitivamente, a resposta é NÃO. Os homens tem prazos diferentes. Um fazendeiro lá da Índia teve um filho aos 90 anos em 2007, provavelmente este é o pai com mais idade que já concebeu naturalmente. Mas tem outro como Charles Chaplin, que foi pai aos 73 anos.
Então, acabei de te dar o passaporte para ser pai a qualquer tempo e qualquer hora, meu amigo? NÃO, de novo. Você tem tempos a cumprir também. A Fertilidade masculina diminui a cada década que passa, especialmente depois dos 35 anos. A contagem de espermatozóides em homens com idade entre 50-80 anos é normalmente cerca de 75 por cento da contagem em homens com idade entre 20-50 anos.
E os espermatozóides terão sua motilidade conservada todo o tempo do mundo? Não, de novo. Motilidade tende a ser melhor antes dos 25 anos e menor após 55 anos de idade. Entre 35 e 55, a mobilidade do esperma foi realmente mostrado que diminui 54%.
Mais importante, há mudanças significativas na qualidade dos espermatozóides após os 50 anos. Enquanto as mulheres tipicamente recebem toda a culpa quanto à idade e defeitos de nascimento, os homens recebem um “passe livre” dado pela sociedade. Errado, de novo! A verdade é que os homens mais velhos também são muito mais propensos a ter uma criança com defeitos congênitos ou outros problemas de saúde.
Até o momento, estudos têm mostrado que quanto mais velho for o homem, maior a probabilidade de gerar uma criança com autismo, esquizofrenia, síndrome de Down ou outras doenças genéticas. Há também maior risco da mãe sofrer um aborto espontâneo.
Então, meus amigos, fiquem de olho na suas idades…correr atrás de uma criança nunca será fácil, imaginem se estivermos com muito mais idade.