Há muitos anos, um projeto que visa à criação de uma associação de apoio a casais inférteis, tem feito parte dos planos do Dr. Evangelista Torquato. Embora muitas pessoas não saibam, a infertilidade é a terceira doença que mais acomete a população, afinal, o dia a dia corrido das pessoas envolve uma série de rotinas que não fazem bem à saúde, como alimentos industrializados, cigarro, obesidade, stress, entre outros fatores, que contribuem para a infertilidade em casais. Além disso, a mulher tem esperado cada vez mais tempo para engravidar, o que também dificulta esse processo.
Pensando nisso, e nos casais inférteis que não tem acesso a bons tratamentos e acompanhamento especializado, o Dr. Evangelista Torquato viajou a Brasília, para se reunir com deputados federais e parlamentares do partido PCdoB, e reforçar a criação do projeto ABACI – Associação Brasileira de Apoio ao Casal Infértil.
Esta associação tem como objetivo ser um valioso instrumento de pressão política junto aos mais diversos órgãos públicos, para que o governo possa abrir uma assistência séria e bem planejada aos casais inférteis.
Esse tipo de assistência já está previsto na lei do SUS, para que os planos de saúde forneçam o acesso a tratamentos direcionados para todos os seus associados. O projeto também trabalha para que exista um canal de informação sobre infertilidade para a população, que comunique e divulgue informações sobre riscos, causas, efeitos, tratamentos, entre outros.
Na reunião em Brasília, o Dr. Evangelista Torquato se reuniu com os Deputados Federais Luciana Sousa, Jô Moraes e Deputado Chico Lopes. Juntos, eles pretendem marcar uma audiência pública com representantes do Ministério da Saúde e ANS, para levantar essa importante discussão, e cobrar a entrada desses procedimentos no rol de serviços dos planos de saúde.