Ao engravidar é quase unânime entre as mulheres a preocupação com a aparência. Ganhar uns quilinhos a mais e ter que abandonar algumas técnicas de estética pode desesperar as gestantes. Mas mesmo a gravidez inspirando cuidados, é possível se manter bela e não mudar tão drasticamente o visual. Os três primeiros meses de gestação são os que pedem mais cuidados e as mamães devem deixar de lado tingir os cabelos, fazer escova progressiva ou depilar com cera, aconselha os ginecologistas.
Quando passar esse período as gestantes podem gradativamente voltar a fazer algumas coisas que estavam acostumadas, mas lembrando que o bebê ainda no útero recebe todos os estímulos da mãe, e aquilo que é absorvido pelo corpo dela é absorvido pelo dele também. Portanto, deve ser evitado uso de substâncias químicas e em vez disso usar xampus tonalizante ou reflexo com proteção do couro cabeludo.
Cuidar das unhas por outro lado é completamente liberado. Manter a cutícula feita, as unhas bem pintadas e continuar com a rotina de “fazer as unhas” periodicamente não prejudica a mãe nem o feto. Porém, atenção com os tratamentos de pele, aqueles que envolvem ácidos ou cosméticos agressivos devem ser evitados, sendo liberados os para acne que são mais naturais, lembrando de sempre consultar seu médico antes.
Maquiar-se é permitido ao longo de toda a gestação. A única restrição fica por conta de técnicas de maquiagem definitiva, como as que desenham a sobrancelha. A química da tinta pode ser prejudicial e deve ser evitada.
Mas o cuidado que a mulher mais deve buscar durante os nove meses para se manter bonita e saudável está relacionado com o corpo. Manter um ritmo de exercícios moderados e constante é essencial. Caminhadas ou qualquer exercício de baixo impacto que agradem a gestantes é excelente, porque ajuda com os quilinhos a mais, as temidas celulites e na saúde do corpo de forma geral.