Ácido fólico é uma suplementação recomendada pelos especialistas antes mesmo do positivo. A mulher que está desejando ter um bebê precisa redobrar a atenção com a saúde e hábitos alimentares. Os cuidados com a gravidez devem ser tomados antes mesmo do início da gestação.
Segundo os médicos, o ideal é tomar essa vitamina do complexo B, também chamada de folato, pelo menos três meses antes da concepção do bebê. O Ácido Fólico ainda está presente em vegetais de folhas verde-escuras, espinafre, aspargos, brócolis, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.
A deficiência da vitamina na alimentação da futura mamãe pode causar má-formação do tubo neural do bebê, falhas no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal. O tubo neural é formado no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Com a falta de ácido fólico ele pode fechar completamente, causando alterações como anencefalia.
Estudos revelam que o consumo de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e após a fecundação previne mais da metade das chances do bebê vir a apresentar alterações do turbo neural.
Outra aliada de peso para as mulheres que querem ter um bebê é a Vitamina D. Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os ricos de aborto. Também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.