Na pele do bebê, podem aparecer caroços ou manchas que fazem as mamães sairem correndo para o médico. Mas na maioria dos casos, dá para esperar para ligar para o pediatra no outro dia e os cuidados podem ser feitos em casa sem problemas.
Entre as doenças mais comuns na pele do bebê são assaduras, brotoejas e caspa. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas.
As assaduras (ou dermatite de contato) é bem comum de aparecer quando o bebê passa muito tempo com a fralda suja, ou até mesmo quando a urina dele é muito ácida, isso acaba provocando vermelhidão entre as dobras da genitália e ao redor. Para tratar a melhor forma é sempre deixar o bebê limpinho e lavar com água e sabão neutro, além de usar pomadas antiassaduras para prevenir e tratar o problema.
Brotoejas também são bem comuns de aparecer nos bebês, principalmente, nos dias mais quentes, nas áreas de maior transpiração. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas ainda não estão completamente desenvolvidas. Para prevenir e tratar nos dias de temperaturas mais altas é bom sempre usar roupas de algodão mais leves e banhos frequentes durante o dia.
A Caspa (dermatite seborreica) é outro problema bem comum de surgir nos bebês, isso ocorre porque nessa fase o bebê ainda carrega alguns hormônios da mãe, como a progesterona, que estimula a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Para tratar é bom amolecer as crostinhas com água morna durante o banho ou usar óleos naturais apropriados para beber.