Os tratamentos de reprodução assistida no Brasil estão entre os melhores resultados do mundo. O país alcançou boas taxas de fertilização e atingiu os padrões de qualidade internacional, segundo relatório divulgado pela a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
A média da eficácia do serviço oferecido no país em 2012 foi de 73% de sucesso, dentro dos padrões internacionais. O documento revela também que o número de embriões congelados em 2012 foi de 32.181. O levantamento mostra que existem mais de 91 clínicas de Reprodução Humana Assistida, em todo Brasil. Entre os estados que possuem a maior parte dos embriões congelados estão São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais.
Em relação à taxa de Clivagem, que é a divisão que dá a origem ao embrião, as clínicas brasileiras também estão em uma boa posição. No ano de 2012, a taxa nacional ficou em 93%, bem acima dos 80% recomendados pelos padrões internacionais. Os serviços de reprodução humana produziram 93.320 embriões em estágio de divisão celular e alcançaram 21.074 ciclos de fertilização in vitro.
Mais de cinco milhões de crianças, em todo o mundo, nasceram por meio de reprodução assistida. Só no Brasil, foram mais de 300 mil crianças que nasceram por essa técnica.