Manter uma dieta balanceada é o segredo para levar uma vida saudável em qualquer período da vida. Durante a gravidez os cuidados com alimentação devem ser redobrados.
A carência de alguns nutrientes pode prejudicar o desenvolvimento do bebê e até mesmo resultar em malformação fetal. Portanto é importante consumir de forma adequada as vitaminas e minerais para que o bebê cresça e se desenvolva.
Conheça os nutrientes mais importantes para uma gravidez saudável e suas funções no organismo:
Vitamina C: Auxilia o organismo na absorção de ferro. Fontes: Frutas cítricas, como laranja e acerola.
Ácido Fólico: É importante para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Fontes: verduras verde-escuras, como brócolis, couve e espinafre.
Vitamina D: Auxilia na absorção do cálcio dos ossos e sangue. Fontes: atum e salmão.
Zinco: Participa do metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos. Está envolvido nos processos imunológicos e na expressão da informação genética. Fontes: carnes magras, cereais integrais, pão integral e frutos do mar.
Vitamina A: Estimula a coagulação do sangue, protege os dentes, os cabelos e ossos. Fontes: peixe, fígado e gema de ovo.
Ferro: Auxilia na prevenção de anemia. Fontes: carne vermelha, vísceras, espinafre, agrião, couve e feijão.
Fibras: Previnem a lentidão do intestino. Fontes: farelo de aveia, vegetais folhosos e farelos de cereais, como o trigo. O consumo de fibras deve aumentar durante a gravidez, tanto quanto o consumo de água. O ideal é não exceder 30 gramas por dia, pois em excesso, o nutriente reduz a absorção de ferro, zinco e outros minerais.
Vitamina B6: Atua na produção de células do sistema nervoso, na formação do sangue e auxilia na prevenção de náuseas. Fontes: leguminosas, cereais integrais, banana, hortaliças, fígado, ovos e leite.
Vitamina K: Auxilia na prevenção de hemorragias. Fontes: vegetais verdes e gema de ovo.