Espermograma é fundamental para diagnosticar a infertilidade

O espermograma ou análise do sêmen é, até hoje, o mais importante exame para investigar  a capacidade reprodutiva dos homens. Ele avalia de uma só vez a quantidade e, de certa forma, a qualidade do espermatozoide para fertilizar um óvulo.

A infertilidade afeta aproximadamente um em cada cinco casais. O homem é responsável por cerca de 35% dos casos com a infertilidade conjugal e 20% dos casos estão associados a fatores femininos. Por isso, para os casais que estão enfrentando problemas de engravidar há mais de um ano, é imprescindível a realização do espermograma.

A realização do exame é muito simples. A coleta do sêmen deve ser feita por masturbação e recomenda-se que o homem fique de 03 a 05 dias em abstinência sexual, embora diversos estudos já tenham demonstrado que a variação na concentração dos espermatozoides varie pouco, se este período não for adequadamente seguido.

O sêmen passará por dois tipos de análise: uma a “olho nu” (macroscópica) e a outra feita através de microscópios. Os dados encontrados podem ajudar a diagnosticar as possíveis causas da infertilidade masculina e trabalhar como complemento em determinar a infertilidade do casal.

A baixa produção de espermatozoides está entre as principais causas da infertilidade masculina. Em alguns casos, são reversíveis quando as causas são disfunções hormonais, infecções, varizes que geram pressão no testículo e dificulta a produção de espermatozoides.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights