Estudo realizado recentemente pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, apontou que as brincadeiras ao ar livre pode ser uma forma de proteger a visão e reduzir as possibilidades de miopia nas crianças.
A pesquisa indica que há uma associação considerável entre o aumento do tempo passado ao ar livre e a prevalência de miopia em cerca de 10 mil crianças e adolescentes acompanhados pelos médicos. A cada hora a mais por semana passada em ambiente externo, como jardins e parques, o risco de miopia nesse grupo era reduzido em 2%. A explicação é a de que quando as crianças brincam em ambientes externos não estão usando a acomodação – o foco que os olhos dão pela contração do músculo ciliar. Já brincar em locais fechados pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento, ardor e vermelhidão nos olhos, facilitando o desenvolvimento da miopia.
Entretanto, para alguns dos pesquisadores ainda é prematuro confirmar a eficácia de aumento do tempo ao ar livre como uma possível intervenção para prevenir a miopia e sua progressão. Novos estudos devem ser realizados para comprovar esses dados.