Durante a gravidez, mulheres podem desenvolver tendinite D’Quervain, também conhecida como tendinite gestacional, doença caracterizada pela inflamação dos tendões localizados na região do punho, devido a alterações hormonais que ocorrem durante a gestação.
Essa tendinite pode aparecer já a partir do primeiro trimestre de gestação e causar muita dor. Uma das dificuldades do tratamento é que a grávida tem restrição para tomar certos medicamentos, inclusive antiinflamatórios. Por essa razão, o tratamento normalmente é feito por meio de fisioterapia. Imobilizar a região do punho faz com que a gestante retenha líquidos e fique inchada.
Há casos ainda em que a tendinite da mulher aparece logo depois do parto, dificultando tarefas simples do dia a dia, como trocar fraldas ou dar banho. Em alguns desses casos, pode ser indicado pelo médico o uso de talas imobilizadoras com velcro, que limitam a amplitude do movimento. Em caso de dor muscular, a paciente deve procurar um ortopedista e informar também ao seu ginecologista obstetra.