Quando se trata de concepção e fertilidade, muitos mitos e inverdades circulam por aí, tornando o assunto de difícil compreensão e cheio de lacunas. Para esclarecer suas dúvidas, separamos 5 mitos sobre infertilidade:
1 – Mulheres não engravidam durante a amamentação
É verdade que o período de amamentação pode interromper o ciclo menstrual por algum tempo e, por consequência, tornar a mulher menos fértil, mas nem todas as mulheres sentem esses efeitos. Portanto, usar a amamentação como forma de “controle de natalidade” é um mito.
2 – Erguer as pernas por 20 minutos logo após o ato sexual aumenta as chances de engravidar
O espermatozoide é quimicamente programado para atravessar o canal vaginal e chegar aos óvulos, independente da posição em que a mulher se encontre. O líquido que reflui para fora da vagina após o ato sexual é basicamente água e não afeta o percurso do espermatozoide.
3 – Álcool pode afetar sua fertilidade
A verdade consiste no fato de que exagerar na bebida com frequência pode levar a ciclos irregulares, diminuindo a chance de precisão do período fértil. Não há problema em beber uma ou duas taças de vinho, ou de cerveja. No entanto, o exagero está proibido.
4 – Comer batata-doce tentando engravidar aumenta as chances de gêmeos
Esse mito foi criado a partir de uma pesquisa sobre um vilarejo da África, onde existe a maior taxa de incidência do mundo, e o único hábito diferente da comunidade era o apreço por batata-doce. Mas, posteriormente, alunos da universidade de Yale, nos Estados Unidos, realizaram um estudo sobre esse comparativo e não descobriram relação entre os dois fatores.
5 – Tomar pílula por muito tempo pode atrasar a gravidez
Leva um pequeno período até seu organismo se adaptar novamente ao ciclo normal, na maioria dos casos, apenas 2 meses após parar de tomar a pílula.