Quase metade das grávidas engordam mais que o necessário

A rotina agitada e atarefada das mulheres muitas vezes não as permite cuidar da alimentação de uma forma balanceada e saudável, mas um dado vem preocupando os cientistas do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), nos Estados Unidos. Eles descobriram que 47% das grávidas estão ganhando mais peso do que o recomendável durante suas gestações. Foram analisadas 44 mil mulheres que deram à luz entre 2010 e 2011 nos Estados Unidos. Apesar de ainda não existir um motivo preciso para esse fato, outro dado dessa pesquisa diz que mulheres que estão obesas ou acima do peso antes de engravidar têm de 2 a 3 vezes mais chances de engordar além do necessário.

Além da rotina agitada, a falta de tempo muitas vezes também não permite a inclusão da prática de uma atividade física na agenda, o que dificulta a manutenção de uma dieta e de hábitos de vida saudáveis. A nutricionista Roberta Becco diz que “em geral, o que acontece é que os hábitos de comer fora de hora e ingerir muitos carboidratos, como pães, bolachas e doces em geral, além de consumir bebidas industrializadas, como sucos e chás, que contêm um alto teor de açúcar, fazem com que a mulher, sem perceber, ganhe peso e desregule sua alimentação.”

Sabemos que os riscos do ganho de peso excessivo durante a gravidez aumentam as chances de desenvolver pressão alta, diabetes e, além disso, os quilos extras podem provocar dores nas costas, nas articulações, inchaço, prisão de ventre, infecções e dificuldades para respirar e dormir. “Outro problema comum associado ao peso excessivo é o desenvolvimento de varizes e estrias, que deixam marcas indesejadas na pele. Ainda decorrente do excesso de peso, a dificuldade de voltar ao peso normal entre 6 e 12 meses após o parto pode indicar obesidade da mãe a longo prazo, além de trazer o risco de a criança nascer acima do peso também, o que aumentam as chances de a criança desenvolver obesidade infantil”, ressalta Roberta.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights