A fertilização in vitro (FIV) é um procedimento no qual o óvulo é fertilizado pelo espermatozoide em um laboratório e, depois de fecundado, o embrião formado é colocado de volta no corpo da mulher. Trata-se de um tratamento muito procurado por casais que sofrem com problemas de infertilidade. Mas você sabe quais são os cuidados após a FIV? O repouso é realmente necessário para que ocorra tudo bem? Entenda mais a seguir!
1. Relaxe e evite estresse
Muito se fala a respeito da importância do repouso após a FIV para aumentar a eficácia do procedimento. No entanto, atualmente a ciência mostra que o descanso após a fertilização não tem influência na fixação do embrião no útero.
Um bom exemplo são as gestações naturais, já que as mulheres têm relações sexuais durante o período fértil e continuam suas atividades cotidianas. Se o descanso fosse essencial para a fixação do embrião no útero, a gravidez natural seria muito menos comum.
O descanso indicado na FIV é mais uma questão de tranquilidade após o procedimento. Trata-se de uma fase de muita tensão para o casal que está tentando ter um filho, uma vez que tem de lidar com a infertilidade, juntamente com outros problemas da vida pessoal e profissional.
Além disso, a mulher fica suscetível a alguns efeitos colaterais em razão dos medicamentos utilizados durante a FIV. É muito comum haver náuseas, hematomas da região da injeção, sensibilidade nos seios, mudanças de humor, entre outros.
Mas isso não significa que trabalhar, viajar de uma cidade para outra ou fazer outras atividades possa atrapalhar as chances de eficácia do procedimento. Se possível, tire um ou dois dias de folga para relaxar a mente e o corpo e se mantenha longe de atividades que a deixem ansiosa ou estressada.
2. Tenha uma alimentação balanceada
Ter uma boa dieta antes e depois da FIV e se manter sempre bem hidratada são cuidados essenciais. A alimentação tem papel fundamental nas funções corpo e, com uma dieta adequada, é possível minimizar os indesejados efeitos colaterais dos hormônios, tais como a prisão de ventre.
Além do mais, você deve se preparar para o bebê que poderá ser abrigado em seu útero em breve. Portanto, pode ser indicado procurar um nutricionista para auxiliá-la nessa busca por uma melhor alimentação. Recomendamos sempre que seja dada prioridade a “comida de verdade”, com bastante frutas e verduras.
3. Evite exercícios físicos
Durante esse período é essencial que a mulher siga as recomendações de não praticar exercícios físicos, principalmente atividades que sejam muito desgastantes. Esses cuidados devem ser tomados em virtude de o procedimento ser delicado, o que implica diversos cuidados com o corpo para sua recuperação. Se tudo correr bem com o tratamento e a gestação, o médico logo vai liberar você para a prática de atividades físicas com os cuidados indicados durante a gravidez.
4. Siga as recomendações do seu médico
É imprescindível seguir todas as recomendações do seu médico. Ele é pessoa mais indicada para orientá-la nesse momento, tirar suas dúvidas, oferecer tranquilidade, receitar medicamentos adequados, entre outras funções.
Conforme você percebeu, são necessários alguns cuidados após a FIV, que vão desde se alimentar bem, até se manter longe de estresse e preocupações. O importante é se preparar para receber o resultado do tratamento, sem culpas ou estresse desnecessários.
Ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais a respeito da fertilização in vitro? Entre em contato conosco, nós da Clínica Evangelista Torquato podemos ajudá-la nesse processo!