Para muitos casais o sonho de gerar um filho parece distante quando descobrem que um deles ou ambos possuem problema de infertilidade. Entretanto, com o avanço da medicina reprodutiva, já é possível que a concepção ocorra. O procedimento de fertilização in vitro, uma técnica de reprodução assistida, torna possível que a gravidez aconteça de forma segura na maioria dos casos de infertilidade.
Se você quer saber mais sobre o procedimento, continue a leitura do texto e saiba as principais informações sobre a fertilização in vitro. Confira:
O que é a fertilização in vitro?
A fertilização in vitro (FIV) é cada vez mais comum, já que as taxas de sucesso são mais altas que as outras técnicas de reprodução assistida.
O processo envolve a coleta de esperma masculino, o que vai garantir que os gametas sejam selecionados para o procedimento de fertilização. Em alguns casos, será necessário obter o espermatozoide por meio de procedimento cirúrgico. A mulher fornecerá os óvulos depois de passar por indução de ovulação por meio de medicamentos ou hormônios injetáveis.
Com a coleta de gametas femininos e masculinos inicia-se o processo de fecundação, que ocorre dentro do laboratório. Os espermatozoides passam por uma seleção, sendo que somente os melhores serão utilizados para a fecundação.
Após a fecundação em laboratório, o embrião será incubado e posteriormente transferido para o útero da paciente por meio de um procedimento indolor. Atualmente, adota-se a técnica da injeção intracitoplasmática de espermatozoides para injetá-los nos óvulos. Após 12 dias da data da transferência, ela fará um exame de sangue para dosar o Beta HCG e saber se ocorreu a implantação, confirmando a gravidez.
Para quem é indicada a fertilização in vitro?
A fertilização in vitro é indicada para casais que possuem alguma doença ou problema que gere infertilidade na mulher, no homem ou em ambos. Saiba alguns casos em que esse método é altamente recomendado:
- obstrução tubária;
- endometriose;
- mulheres com baixo índice de óvulos;
- idade avançada, tanto em mulheres como em homens;
- fator masculino (contagem baixa, alteração grave em morfologia ou motilidade dos espermatozoides);
- falhas repetidas em tratamentos menos complexos;
- infertilidade sem causa aparente.
Estes são alguns casos em que a fertilização in vitro pode ser a solução para casais que desejam ter filhos. É importante que você verifique com seu médico qual método de reprodução humana é o mais indicado para a sua situação e saiba todas as informações necessárias para escolher a melhor opção.
O que contribui para o sucesso do procedimento?
Muitos casais, após falhas tentativas com outros métodos de reprodução, buscam a fertilização in vitro como a solução de seus problemas. Entretanto, há alguns fatores que fazem diferença no sucesso do procedimento como:
- idade da mulher;
- qualidade dos óvulos e espermatozoides utilizados;
- receptividade do útero ao embrião.
O índice de sucesso, em grande parte, depende dessas etapas, assim como a idade da mulher, já que a fertilização in vitro tem maior êxito em mulheres com até 38 anos.
O procedimento de fertilização in vitro é seguro e é a oportunidade que muitos casais veem para realizar o sonho de gerar um filho. Procure uma clínica de reprodução humana para avaliar qual a melhor opção em seu caso. Esperamos que esse texto tenha esclarecido suas principais dúvidas.
Se você se identificou com esse procedimento, entre em contato conosco e conheça as possibilidades disponíveis.
Respostas de 4
Tenho prolctatina alta posse fazer?
Para um tratamento eficaz e uma gestação saudável é necessário acompanhamento desde as tentativas.