Engravidar é algo bastante desejado pelas mulheres, pois trata-se de um momento extremamente importante e mágico. No entanto, também é uma fase de dúvidas e questionamentos, e muita gente se pergunta se a atividade física para gestantes está liberada.
Esse é um tema que deixa até mesmo as mamães mais experientes com uma pulga atrás da orelha, pois enquanto algumas pessoas defendem que a prática de atividades físicas é perfeitamente saudável, outras falam que exercícios devem ser terminantemente proibidos.
Vale ressaltar aqui a diferença entre atividade física e exercício físico: a primeira refere-se à hábitos diários, como ir ao supermercado ou levar o cachorro para passear, mas não são suficientes para melhorar a saúde, de fato. Já o exercício físico trabalha exatamente a melhoria da qualidade de vida, com aumento da disposição e do condicionamento, por exemplo.
Quer saber quem está com a razão? Então continue a leitura deste post!
Gestantes devem fazer exercícios físicos?
A resposta para essa pergunta é positiva. Caso a gestante esteja em bom estado geral de saúde e não tenha nenhuma contraindicação específica, atividade física não apenas é permitida como é estimulada pelos médicos. No entanto, é muito importante fazer uma avaliação com o obstetra antes de começar para fazer os exercícios com segurança.
Os benefícios dos exercícios na gravidez vão muito além do controle de peso — que é fundamental —, incluindo a melhoria da postura e o aprimoramento das condições cardiocirculatórias, além do alívio do estresse e das tensões tão comuns durante essa fase, mas que são minimizados com a liberação da endorfina.
Quais são os exercícios indicados para gestantes?
Musculação
A musculação é uma das atividades físicas para gestantes que está liberada com o acompanhamento de um bom profissional. Além de ser um exercício bastante completo e que ajuda a manter a massa muscular, muitas pessoas relacionam essa prática ao aumento da autoestima e até mesmo da libido.
De qualquer forma, é essencial consultar o seu obstetra antes de correr para a academia.
Hidroginástica
A hidroginástica é muito positiva para gestantes, e por isso mesmo é uma das atividades mais indicadas pelos médicos para quem está esperando um bebê. Os seus benefícios são ainda mais poderosos durante o terceiro trimestre, pois é nessa fase que muitas mulheres sofrem mais com o inchaço nos membros inferiores.
Estar dentro d’água também ajuda a relaxar e minimizar o estresse — e algumas questões psicológicas que podem surgir nesse momento. Como em qualquer exercício, é fundamental contar com a orientação de um profissional, e as aulas devem ser específicas para grávidas — com intensidade leve ou moderada.
Pilates
O pilates é um dos queridinhos das grávidas, e definitivamente é uma das opções mais praticadas por gestantes em todo o mundo. O ponto forte do pilates é o fortalecimento muscular, sobretudo na região pélvica, que é muito exigida durante os partos normais. Há também um poderoso ganho de flexibilidade, o que é muito bom para evitar as dores lombares que chegam com o ganho de peso, além de trabalhar a respiração, estruturas osteomusculares, entre outros movimentos benéficos para o corpo e a mente.
Como você pôde perceber, a atividade física para gestantes está liberada desde que leve em consideração a avaliação médica. As opções de exercício são variadas e a gestante pode escolher o que for melhor para o seu estilo de vida e para as suas condições.
Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a essas informações!