A busca por informações é essencial para uma gestação saudável, saber um pouco mais sobre a duração da gravidez pode ser muito interessante. Você entende a diferença entre um parto a termo e um prematuro? Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema!
A duração da gravidez
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a duração normal da gravidez humana é de 40 semanas. No entanto, existem variações aceitáveis para mais ou para menos. Elas permitem o desenvolvimento adequado do feto, em períodos que estejam entre 37 e 41 semanas e seis dias ou, mais precisamente, 258 a 293 dias.
O parto prematuro
Entretanto, como você já deve saber, não é raro que um bebê possa nascer antes das 37 semanas, em uma situação que é chamada de parto prematuro. Quando isso ocorre com menos de 30 semanas de gravidez, essa criança será uma prematura extrema e demandará de muitos cuidados, ficando na UTI neonatal.
Já os prematuros moderados são aqueles que nascem entre 31 e 35 semanas, período no qual os seus sistemas imune e respiratório não estão completamente desenvolvidos. A situação demanda um período em incubadoras aquecidas e em contato com a luz, além de eventuais condutas farmacológicas, de acordo com cada caso.
O bebê prematuro limítrofe, que nasce entre 36 e 37 semanas, também demanda cuidados, embora em menor escala. As causas da prematuridade são inúmeras, mas as mais comuns são o descolamento de placenta, infecções urinárias e a temida pré-eclâmpsia, quando a gestante tem pressão arterial acima de 140/90 mmHg depois da vigésima semana.
O parto a termo
O chamado parto a termo é aquele que acontece entre os períodos consideramos normais para a gravidez humana, ou seja, como vimos, entre 37 e 42 semanas de gestação. O parto pode acontecer naturalmente ou por cesárea.
Por isso mesmo, o acompanhamento médico é muito importante, uma vez que cada opção tem indicações técnicas precisas e deve ser debatida entre as gestantes e o seu obstetra de confiança. Além disso, nas consultas de pré-natal, é possível identificar eventuais problemas e diagnosticar alguma doença, tratando-a de forma precoce.
Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, a gestação humana é um momento de muita alegria, mas que demanda um acompanhamento médico adequado. Assim, a saúde da futura mamãe e do bebê não correm riscos desnecessários, desde a concepção até o parto.
Gostou de aprender um pouco mais sobre a duração da gravidez? Então, não deixe de seguir nossos perfis no Facebook, no Instagram e no Youtube!
Revisado por Dr. Zeus Peron (CRM-CE 8775 | RQE 3371).