Sabemos que surgem diversos questionamentos no dia a dia, principalmente nos pais de primeira viagem, entre as questões mais comuns estão: a prática sexual é liberada na gestação? Interfere no desenvolvimento do bebê?
Numa gravidez normal é possível ter uma vida sexual e cheia de prazer durante os nove meses de gestação. No entanto, é preciso agir com cautela e verificar com o seu médico se apresenta algum risco para a mãe ou o bebê. Com saúde em dia, os casais podem deixar de lado o folclore a respeito do assunto.
Descubra a seguir alguns mitos e verdades relacionadas ao sexo na gravidez.
– O ato sexual machuca o bebê
Mito: de maneira alguma o sexo prejudica o bebê. A penetração ocorre no canal vaginal e não no útero, onde está o bebê. Além disso, a prática estimula uma sensação de bem-estar e a intimidade entre o casal.
– Os espasmos provocados pelo orgasmo podem antecipar o parto?
Mito: no período final da gestação, a relação sexual pode causar contrações, mas não representa empecilho para as mulheres que não correm risco de um parto prematuro e não possuem o colo do útero dilatado.
– A libido pode variar com o passar dos meses?
Verdade: a libido pode diminuir em qualquer fase da gestação, por conta das dores lombares ou no baixo ventre, assim como desconfortos com inchaço e falta de ar. Solução para que isso não aconteça está nas preliminares ou em posições nas quais a barriga não atrapalhe.