Personal baby: a pessoa que vai te ajudar a aproveitar só os benefícios que o sol traz à saúde do bebê, é necessário que a exposição seja feita nos horários e na quantidade certa. Até os seis meses de idade, o sol pela manhã e no final da tarde é muito importante para a produção da vitamina D e o desenvolvimento da criança.
O horário benéfico para o banho de sol, quase todos já sabem, mas vale a pena repetir: antes das 10 horas e após as 16h, período que a intensidade dos raios violetas é menor.
Já o tempo de exposição depende muito da idade, os primeiros banhos de sol, de 10 a 20 minutos por dia é mais do que suficiente. É recomendável não deixar o bebê só de fraldas e, principalmente, sem roupa, durante o banho de sol. A pele do bebê é muito fina e pode queimar facilmente.
Não se deve passar no bebê o filtro solar até os seis meses de idade. Após essa fase é importante que passe o protetor solar infantil ao ir à praia ou a piscina. Com mais de 1 ano de idade é importante o uso da proteção sempre que a criança fizer alguma atividade ao ar livre.
Também sempre é importante, em todos os casos, o uso de proteção extra, tipo: boné, camiseta e guarda-sol. É preciso sempre ficar alerta a hidratação da criança. Por conta do calor, apele transpira mais e elimina água e sais minerais. Repor líquidos é fundamental.