Mamães, após o parto precisam prestar atenção na sua saúde, porque, além de se tornarem mães, acabaram de passar por processo delicado, que é parto. Principalmente, se tiver sido uma cesárea, considerada uma cirurgia de riscos.. O período após o parto chama- se puerpério, nessa fase ocorre grandes mudanças na mulher, físicas e psicológicas.
Como a recuperação leva certo tempo, cerca de 6 semanas após o parto, é importante observar como o organismo se comporta. Além da alimentação equilibrada, ter repouso e não carregar nada mais pesado que o bebê. Observar possíveis sangramentos, como estão as mamas, a contração do útero também são cuidados imprescindíveis.
As mamas devem ser sempre observadas, entre os problemas que podem aparecer está o do bico rachar. Para mantê-lo sempre hidratado, pode passar o próprio leite materno ou usar pomadas especificas para esse fim. A mastite é outro problema que pode ocorrer, o popular empedramento dos seios, acontece quando há muito leite e as mamas ficam avermelhadas, nesse caso a mulher costuma ter febre forte.
Outros cuidados importantes para ter, são com os cortes da cesárea e o da episiotomia. Eles devem ser limpos com água e sabonete, além de manter o local sempre seco. Fiquem atentas a qualquer sinal diferente, como dor que não passa, vermelhidão, inchaço, secreções, odor desagradável. Antes de tudo, siga todas as recomendações do seu médico e qualquer alteração não deixe de informá-lo.