Durante a gestação, além da alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas e de boas noites de sono, a grávida deve ainda ficar atenta à saúde bucal, que é essencial para o bem estar da mãe e do bebê. Estudos realizados em diversos países associam a doença periodontal da futura mamãe a partos prematuros e recém-nascidos com baixo peso.
Estudo realizado nos Estados Unidos, pelo departamento de Periodontia da Escola de Odontologia da Universidade da Carolina do Norte, alerta que mães com patologias periodontais tiveram risco 7,5 vezes maior de nascimentos prematuros e bebês de baixo peso do que as mães sem problemas nas gengivas.
Os estudiosos alertam que os micro-organismos são responsáveis pelos problemas bucais da gestante podem entrar na corrente sanguínea, alcançar a placenta e o líquido amniótico, podendo antecipar o parto.
Para não ter nenhum problema na gravidez confira os importantes cuidados que toda futura mamãe dever seguir:
1. Ao planejar a gestação a mulher deve fazer um check-up odontológico. Tratamentos odontológicos devem ser realizados antes da gravidez para evitar procedimentos odontológicos de emergência durante a gestação.
2. A principal medida é a manutenção da higiene oral diária. A gengivite e a periodontite (inflamações gengivais) estão associadas a riscos durante a gravidez, principalmente por favorecerem os partos prematuros.
3. Algumas mudanças acorrem nos dentes ou gengivas da mulher durante a gravidez. Nesse período é aumentado do risco de desenvolver cáries, por conta das mudanças na dieta e a maior ocorrência de vômitos podem desequilibrar o meio bucal. Quanto à gengiva, pode sofrer alterações por conta das mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação. As gengivas correm o risco de sofrer uma inflamação com maior facilidade e por isso exigem um cuidado especial. A dica é o uso de escovas com cerdas macias, uso diário de fio dental e enxaguantes bucais sem álcool.