Doação ovular permite realizar sonho da maternidade

Algumas mulheres vêem o sonho da maternidade ameaçado por terem insuficiência ovariana precoce (IOP), quando pacientes com menos de 40 anos deixam de produzir óvulos, chegando precocemente à menopausa. Nesses casos, é indicada a realização da fertilização in vitro com doação ovocitária.

Na doação ovular, a gravidez é possível graças a óvulos doados anonimamente, os quais são fertilizados em laboratório com os espermatozóides do marido da paciente. O embrião é, então, implantado no útero previamente preparado da paciente que vai gerar o bebê.

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina estipulou normas éticas para orientar a organização de programas de doação de óvulos. A doação nunca terá caráter lucrativo ou comercial. Obrigatoriamente, será mantido o sigilo sobre a identidade dos doadores e dos receptores.

A doação ovular é uma solução segura para concretizar a maternidade de mulheres que perderam a função ovariana em razão da remoção cirúrgica dos ovários, endometriose pélvica severa ou mesmo de uma infecção pélvica grave. O tratamento é uma saída também para aquelas que postergaram demais a gravidez e entraram na menopausa fisiológica. Como os óvulos da doadora são de boa qualidade, as pacientes conseguem ter uma chance de sucesso na fertilização in vitro de até 70%.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights