A campanha Novembro Azul é realizada por diversas entidades durante o referido mês com o intuito de esclarecer os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.
O movimento surgiu em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. Desde então, em vários países, há reuniões e debates onde são discutidos, além do câncer de próstata, doenças como o câncer de testículos e depressão masculina. Pontos turísticos das cidades recebem iluminação azul. Outro símbolo da campanha é o cultivo de bigodes pelos homens.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que em 2013 foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Na fase inicial, a doença não costuma apresentar sintomas. Ao surgirem, vão de dificuldade de urinar até a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal. Quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis, por isso é importante que, a partir dos quarenta anos, o homem procure um médico urologista para realizar exames preventivos.