Segue até 28 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomelite e o sarampo. O próximo dia de mobilização nacional está agendado para o sábado 22. Nesses dias, postos de todo o país ficarão abertos para intensificar a campanha, que visa manter a erradicação da poliomielite – o Brasil é considerado livre da doença desde 1990 – e controlar os casos de sarampo, que têm surgido, sobretudo, na região Nordeste.
No caso da poliomielite, ou paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. A expectativa do Governo é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. Serão distribuídas 17,8 milhões de doses orais (vacina em gotas). Para as crianças acima de 6 meses que estão com o esquema de vacinação atrasado, o Ministério da Saúde recomenda a vacina injetável.
Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos. Cerca de 10,9 milhões de criança devem ser vacinadas. Serão distribuídas 12,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola. A campanha, realizada a cada cinco anos, foi antecipada este ano no Ceará e também em Pernambuco, por conta da identificação de casos em ambos os estados em 2013 e 2014.