Uma das primeiras curiosidades quando a gravidez é confirmada é o sexo do bebê, a partir de quando e como será feita essa descoberta.
De forma mais precoce, o casal pode tentar descobrir através da sexagem fetal, um exame que é feito a partir da coleta de sangue da mulher com 9 semanas ou mais de gestação. Caso haja a presença de fragmentos do cromossomo Y, a chance do bebê ser do sexo masculino é maior que 99%, e, na sua ausência, a possibilidade maior é de ser do sexo feminino.
Ainda para os mais apressados, no ultrassom morfológico do primeiro trismetre (11 a 14 semanas) pode-se ter uma probabilidade do sexo do bebê através da orientação do tubérculo genital, que, nessa fase, ainda vai se diferenciar em clitóris ou pênis a partir da determinação genética.
“Caso a inclinação do tubérculo gere ângulos maiores que 60 graus em relação ao eixo da coluna lombo-sacra do bebê, há grandes chances de estarmos diante de um menino, enquanto quando os tubérculos aparentam estar mais paralelos à coluna do bebê, com ângulos menores que 30 graus, provavelmente tenhamos uma menina, no entanto, o correto é esperar a partir da décima sexta semana de gestação.”, acrescenta o Dr Everardo Guanabara.
Por meio do ultrassom, é a partir da 16ª semana de gestação que se pode ter certeza do sexo do bebê. Então, é segurar a ansiedade e aproveitar cada descoberta.