Muitos casais acabam recorrendo a reprodução assistida para realizar o sonho de ter filhos. Os diferentes tipos de tratamentos, que variam de acordo com as especificidades de cada caso, têm um fator em comum: mexer com as emoções de toda a família. E é justamente por isso que o acompanhamento de um psicólogo é recomendável durante todas as etapas do tratamento, auxiliando no bem-estar dos tentantes e, principalmente, na preparação para o resultado desse procedimento.
Uma das principais “surpresas” que surge durante o tratamento de fertilização, por exemplo, é a gravidez de múltiplos. Isso acontece porque, para aumentar as chances de sucesso do tratamento e de acordo com a idade da paciente, são transferidos mais de um embrião por ciclo, quando o comum no ciclo natural é apenas um óvulo ser fertilizado por vez.
“O casal deve estar preparado para essa possibilidade, uma vez que gravidez de gêmeos e até trigêmeos muda todo o planejamento familiar, inclusive na questão financeira, além de despertar sintomas de ansiedade e estresse. Nesse caso, o acompanhamento psicológico mostra-se importante, pois ajuda a preparar os futuros pais com essa notícia, que pode ser recebida da melhor maneira possível”, explica Dra. Sárvia Abreu, psicóloga da Clínica Evangelista Torquato.