De acordo com a Organização Mundial da Saúde, infertilidade é a incapacidade de obtenção da gestação. Esse quadro é confirmado depois de, pelo menos, um ano de tentativas regulares sem o uso de nenhum método anticoncepcional.
Aproximadamente 1/3 (20% a 40%) das causas ligadas à dificuldade para engravidar está relacionado a alterações da fertilidade masculina.
Você sabe quais são as causas mais comuns para a infertilidade masculina? Conhece os tratamentos possíveis em caso diagnosticado com alguma delas? Então, continue acompanhando o nosso artigo e confira a seguir as principais causas de infertilidade no homem.
Varicocele
Também conhecida como varizes escrotais, a varicocele é uma das principais doenças que causam infertilidade no homem.
O problema é caracterizado por um defeito nas veias dos testículos, o que dificulta a drenagem de sangue. Com isso, podem ocorrer aumento da temperatura na bolsa escrotal e alteração na característica dos espermatozoides.
O tratamento das varizes é realizado por meio de cirurgia para remover os vasos sanguíneos afetados. A cirurgia é rápida, e o paciente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte, estando liberado para retomar às atividades cerca de três a sete dias após o procedimento, de acordo com indicação médica.
Infecções no aparelho reprodutor
As infecções que envolvem a infertilidade masculina acometem especialmente os testículos, prejudicando a produção de sêmen e a qualidade dos espermatozoides — por exemplo, caxumba e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Quando são causadas por bactérias, o tratamento é limitado ao uso de antibióticos e analgésicos. No caso de doenças virais, o médico especialista indicará repouso e sintomáticos enquanto o organismo se livra da infecção. É importante lembrar que, nos casos de DSTs, a parceira também deve realizar o tratamento, para evitar a reinfecção do parceiro.
Problemas na ejaculação
Alterações de ejaculação — por exemplo, ausência de ejaculação ou ejaculação retrógrada — são causas de infertilidade masculina que merecem investigação. Elas acontecem porque o sêmen não consegue ser eliminado e chegar ao útero da mulher, impedindo a possibilidade de encontro do espermatozoide com o óvulo.
O tratamento inicial conta com o uso de alguns medicamentos que favorecem a eliminação do sêmen, por exemplo, a efedrina ou a fenilpropanolamina. Contudo, quando o tratamento medicamentoso não tem sucesso pode ser necessário realizar procedimentos especiais para obtenção de sêmen ou espermatozoides, além dos diferentes tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV).
Existem outras causas que devem ser investigadas durante a consulta, como o uso de anabolizantes, quimioterapia, anti-hipertensivos e outros medicamentos, a exposição prolongada a altas temperaturas e os hábitos inadequados, como:
- tabagismo;
- prática de atividades físicas em excesso;
- uso de drogas e bebidas alcoólicas;
- dieta não saudável que pode interferir nas características do sêmen.
Portanto, é importante saber que existem formas de se tratar e receber um diagnóstico correto com um especialista no assunto. O apoio emocional ao casal é fundamental nessa etapa, orientando sobre os procedimentos realizados e explicando que a causa pode ser tanto do homem quanto da mulher.
Lembre-se de comunicar e levar a sua parceira às consultas porque, para um resultado de sucesso, é importante o envolvimento do casal.
Gostou deste conteúdo sobre infertilidade masculina? Então, não perca mais nenhum de nossos artigos, seguindo-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!
Uma resposta