Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia – Dr. Evangelista Torquato

Quando esta coluna estiver começando a ser lida deverei estar em Lyon, França, onde estará acontecendo o 22º congresso patrocinado pela Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia. Lyon é uma das maiores cidades francesas. Tem cerca de 1.684.000 habitantes e foi fundada em 43 a.C. pelos romanos, com a designação de Lugdunum, era a capital da província da Gália. Cidade importante pela forte presença de indústrias e universidades. É tempo de conversar com colegas de outros países, trocar ideias, discutir casos, avaliar as novas tecnologias. É tempo de respirar reprodução humana as vinte e quatro horas do dia. Portanto, todos a Lyon!

O mundo científico da Reprodução Humana está sempre em busca do óvulo e do espermatozóide perfeito. Não é tarefa fácil. Mas é neste ponto que reside a política de se transferir menos embriões. Em Lyon participaremos de um curso onde em todos os tópicos que serão abordados, esta será a preocupação maior. Qual é o melhor óvulo? Quem é o melhor espermatozóide a ser escolhido? Renomados nomes como o espanhol Jan Tesarik, os americanos D. Albertini e J. Evans e o francês F. Guérif mostrarão as suas vastas experiências. Estaremos lá para ouvi-los. A Busca dos Gametas Perfeitos

A Busca dos Gametas Perfeitos II

Há quase 15 dias atrás, Dr. Thomas Schimming esteve em Fortaleza, um dos diretores de uma das mais importantes empresas no mundo na área de reprodução humana, a MTG Medical Technology from Germany. Dr. Thomas veio visitar o Centro de Medicina Reprodutiva BIOS, do qual me orgulho de ser seu diretor de tecnologia. Sua visita foi também de ordem técnica. Veio instalar a mais recente atualização do “software” ICSI GUARD – o POLAROID. Com a tecnologia do ICSI GUARD nos é permitido visualizar no interior do óvulo uma pequena organela, chamada fuso mitótico. Esta pequena organela além de confirmar que este óvulo é maduro e competente, também é responsável pelas primeiras divisões celulares. A sua visualização permite-nos não lesá-lo durante a colocação do espermatozóide dentro do óvulo. A recente atualização, POLAROID, nos permitirá analisar não apenas o fuso mitótico, mas a refringência da zona pelúcida, que é uma capa que rodeia o óvulo. Quanto mais refringente, melhor seria o óvulo, melhor seria o embrião. Estamos como o mundo, buscando o gameta perfeito.

 

 

 

 

Imagem do óvulo com ICSI GUARD. Fuso mitótico (seta marela).

 

 

 

 

Imagem do óvulo sem o ICSI GUARD. Não se vê o fuso mitótico.

Dando um Giro pela Medicina

Em breve o Dr. Leocácio Barroso, andrologista do Centro de Medicina Reprodutiva BIOS, estará defendendo sua tese de mestrado, que versa sobre a função reprodutiva e sexual em homens em hemodiálise e submetidos a transplante de rim. Sucesso!

Ocorrerá no Hospital São Carlos no dia 7 de Julho o I Simpósio de Dor. Estarão coordenando este evento as anestesiologistas Zélia Becco, Liane Brito e Dr. Sérgio Dantas, neurocirurugião. A Dra. Zélia Becco é a médica responsável pelo setor de Anestesiologia do Centro de Medicina Reprodutiva BIOS. E a BIOS será uma das patrocinadoras deste evento. Portanto, bom simpósio a todos.

Controlando o Peso na Gravidez

Na gravidez, as mudanças vivenciadas deixam as mulheres muito sensíveis, devendo ser tratadas de forma especial, a fim de proporcionar o bem-estar da mãe e do bebê. Sua dieta deverá ser rica em proteínas, fibras, sais minerais e vitaminas, balanceando gorduras e açucares. Carnes brancas, frutas, verduras, leite e derivados são essenciais para a nutrição da mulher, evitando frituras, condimentos, comidas gordurosas, ácidos e excesso de açucares e sal. É indicado também 2 litros de água por dia, no mínimo. Seguindo essas dicas, a gravidez ocorrerá de maneira mais saudável.

Compartilhar:
× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights