Dieta da mulher antes da gravidez influencia na saúde do bebê

A dieta da mulher antes da gravidez tem ligação direta com os genes de seu futuro bebê, podendo ter impacto ao longo da vida da criança, e determinar não só características, mas possíveis doenças no futuro. É o que apontam pesquisas feitas pela London SchoolofHygiene& Tropical Medicine, na Inglaterra.

O estudo mediu a concentração de vários nutrientes no sangue de cerca de 170 mulheres que haviam acabado de engravidar, em áreas rurais da África Ocidental, onde há diferentes estações e, em cada uma, tipos específicos de alimentos consumidos. Metade dessas mulheres engravidou em época de chuvas e a outra metade, na estação seca – e, assim, os dois grupos comeram alimentos diferentes. Após o parto, foi examinado o DNA de seus bebês, quando foi constatado que os genes das crianças haviam sido diretamente afetados pelo que as mulheres haviam comido antes mesmo da gestação.

Segundo a pesquisa, a alimentação da mãe leva a alterações químicas que determinam quando os genes se tornam ativos ou não. Exemplo: um gene para determinada doença pode existir no organismo, mas permanecer inativo para sempre ou, devido a fatores externos, como a alimentação, ser ativo. Os pesquisadores apontam ainda a possibilidade de a mulher precisar tomar alguns suplementos de vitaminas antes da gravidez.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Como posso te ajudar?
Verified by MonsterInsights