O casal que está com dificuldade para conceber uma criança chega ao consultório do especialista em reprodução humana para investigar a suspeita infertilidade. Fazem todos os exames e, no fim, nenhuma alteração ou indício de infertilidade é identificado. Todos os exames estão normais. Então quer dizer que não tem explicação? Não.
A infertilidade sem causa aparente atinge entre 10% e 15% dos casais inférteis e é um dos maiores motivos de frustração e angústia entre um casal. Porém, devemos sempre lembrar que a medicina avança a passos largos e o que hoje é apresentado como sem causa aparente ou sem explicação amanhã pode ser desvendado pela ciência.
“Nesses casos, a conduta médica é pautada na idade da mulher, na ansiedade do casal e no fator econômico. Se a mulher for mais jovem, pode fazer um tratamento mais longo e mais simples, como a indução de ovulação. Se tiver mais idade, optamos por tratamentos mais ágeis e com maiores chances de êxito, como inseminação artificial ou fertilização in vitro. Mais importante do que fechar o diagnóstico da causa é oferecer ao casal alternativas para realizar o sonho da maternidade e da paternidade”, explica o Dr. Evangelista Torquato.