Os sintomas da Síndrome do Ovário Policístico (SOP) podem afetar sua fertilidade, sua aparência e sua saúde geral. Os sintomas geralmente surgem durante a adolescência e podem incluir:
MENSTRUAÇÃO IRREGULAR
Partindo do princípio que mulheres que têm SOP não ovulam regularmente, todas as mulheres, ou pelos uma boa parte delas, têm períodos irregulares. Geralmente estas pacientes passam meses sem menstruar, mas outras vezes apenas ciclos com maior intervalo (>35dias), algumas outras simplesmente não menstruam a não ser que usem algum medicamento. Por último, temos uma categoria de mulheres com esta patologia, mas que menstruam todo mês, estas tem excesso de pêlos e ou acne e o ultra som mostra ovários policísticos.
ACNE E HIRSUTISMO
Com a SOP, os microcistos em seus ovários podem causar elevação nos hormônios masculinos, principalmente a testosterona, estes hormônios elevados seriam os responsáveis por desenvolver determinadas características que são normalmente encontrados em homens. Os sintomas mais comuns seriam a acne e o excesso de pêlos em áreas mais incomuns no sexo feminino como rosto, raiz das coxas, região entre o púbis e o umbigo, nas costas, nos mamilos etc. Em condições mais severas podemos observar engrossamento da voz e calvície tipo masculino, mas estas duas últimas condições são bastante raras. Níveis elevados de andrógenos podem resultar em acne, poros obstruídos, ou pele oleosa. Você pode desenvolver manchas de pele escuras e espessas de coloração amarronzada por trás do pescoço, na raiz das coxas e nas axilas. Chamamos isso de “acantose nigricans” e isto pode denotar um excesso de insulina e ser um marcador de uma possível diabetes.
INFERTILIDADE
Pacientes com esta patologia podem experimentar dificuldades para uma gravidez natural. As chances são de apenas 4 a 6% ao mês, enquanto a chance de uma mulher que ovula normalmente gira em torno de 20 a 25% quando elas se encontram abaixo de 30 anos.
SINTOMAS GERAIS
Pacientes com esta síndrome tem uma tendência elevada para desenvolverem diabetes mellitus, além de diabetes durante a gestação. Metade das pacientes tem sobrepeso ou obesidade e o que é pior não perde peso facilmente por suas células gordurosas apresentam uma maior dificuldade para morrerem. Os distúrbios no colesterol também são freqüentes e isto poderia explicar uma maior tendência apresentada nestas mulheres para doenças cardiovasculares. Apresenta também pela falta da ovulação uma maior incidência de câncer de endométrio. O risco de câncer de mama não esta confirmado. Observem, portanto que estamos de uma patologia que pode causar danos sérios ao seu organismo.