A radiologia intervencionista é uma especialidade médica cuja atuação utiliza equipamentos que são utilizados rotineiramente no diagnóstico por imagem para realização de procedimentos terapêuticos. O radiologista intervencionista trata obstruções vasculares, sangramentos, tumores hepáticos, renais e de outros órgãos através de angioplastias, embolizações e ablações. Também são realizados procedimentos diagnósticos como biópsias guiadas por imagem, que utilizam apenas agulhas com técnicas minimamente invasivas.
Para os pacientes que são submetidos às técnicas da radiologia intervencionista, apresentam-se muitas vantagens nos tratamentos. Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, contribui para uma recuperação rápida, com um tempo de hospitalização reduzido e menos dores, além de permitir ao paciente o retorno às atividades de rotina em um tempo mais curto.
Além disso, com o auxílio da radiologia intervencionista, é possível realizar tratamentos que não em alguns casos não eram possíveis de serem feitos por meio de cirurgia aberta. É o caso, por exemplo, de alguns quadros de pacientes com tumores encontrados no fígado.
ESPECIALISTAS
Eduardo Lima
Radiologia Intervencionista