Dentre os fatores que podem causar a obstrução das tubas uterinas estão infecções, endometriose, miomas, cirurgias na região abdominal, patologias como a tuberculose e DSTs como a gonorreia. Algumas aderências na cavidade abdominal também podem levar a obstrução nas trompas.
A suspeita e a confirmação de lesão ou obstrução das trompas levam a uma série de exames para investigar a origem, a localização e a gravidade do problema, orientando o tratamento correto. Uma microcirurgia pode corrigir alguns casos, porém ainda há probabilidade, por exemplo, de ocorrer gravidez ectópica, quando o óvulo é fecundado e começa seu desenvolvimento nas trompas, nos ovários ou no colo do útero, em vez de alojar-se no útero. Esse tipo de gravidez não costuma seguir após 6 semanas e traz risco à saúde da mãe.
Em casos em que as trompas estão bastante danificadas, dificilmente uma microcirurgia corrige o problema e, sem a possibilidade de o óvulo seguir até o útero, dá-se um quadro de infertilidade. Para casos como esse, o tratamento recomendado é a fertilização in vitro.