Ter uma vida sexual saudável traz benefícios que vão muito além do prazer momentâneo. O sexo promove a liberação de hormônios que combatem o estresse e aliviam as dores, além de melhorar a imunidade e deixar a pele mais bonita.
Mas não pense que quanto mais relações sexuais você tiver, melhores serão os resultados. O importante é a qualidade. E conhecer melhor tudo de bom que o sexo pode oferecer pode dar aquela forcinha a mais para estimular a prática e até mesmo auxiliar os casais que estão tentando engravidar.
Continue lendo o nosso post para descobrir alguns benefícios de ter uma vida sexual saudável. Acompanhe!
Estresse sob controle
Já não é mais segredo que uma boa relação sexual alivia as tensões acumuladas no dia a dia. Isso acontece porque a prática do sexo promove, simultaneamente, a redução dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse) e a liberação de endorfinas (hormônios do bem-estar, que também auxiliam no controle das dores). Como consequência, a ansiedade e o estresse são mantidos sob controle.
Entretanto, o sexo não deve ser visto apenas como uma forma de descarregar o estresse. Se transformar o ato em uma obrigação, certamente você não terá o mesmo benefício.
Menos incidência de infecções
Pessoas com uma vida sexual satisfatória apresentam uma quantidade maior de anticorpos no sangue. Essas substâncias inibem a proliferação de microrganismos causadores de doenças e neutralizam toxinas que invadem nosso organismo.
Com isso, podemos dizer sim que o sexo é capaz de prevenir doenças. Entretanto, não se sabe ao certo se esse efeito está diretamente relacionado ao ato sexual em si ou à felicidade que essa prática traz.
Fortalecimento da saúde cardiovascular
O sexo é uma forma (muito prazerosa) de atividade física. Como resultado, além de queimar calorias, o exercício reduz o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Mas não vale trocar os movimentos na academia por aqueles realizados entre os lençóis. É preciso combinar os dois para garantir a saúde do coração e do sistema circulatório. Pessoas hipertensas ou portadoras de alguma doença cardíaca devem consultar o médico antes de praticar essas atividades.
Aparência mais jovem
Durante o orgasmo, há a liberação de diversos hormônios que contribuem para a saúde da pele e dos cabelos. Além disso, ocorre uma vasodilatação superficial que melhora a circulação sanguínea. Em conjunto, esses fatores retardam os sinais cutâneos do envelhecimento.
Noites de sono mais tranquilas
A atividade sexual favorece o relaxamento dos músculos. Com isso, o prazer traz, ao mesmo tempo, satisfação e exaustão, provocadas pela prolactina, um hormônio que, quando inunda o corpo, provoca sono e uma necessidade quase urgente de dormir.
Com tantos benefícios, não é de se espantar que todos queiram usufruir de uma vida sexual saudável. Entretanto, buscar o prazer de forma mecânica e sem entrega pode causar transtornos físicos e psicológicos, resultando em insatisfação. Por isso, para fazer bem para o corpo, o sexo deve ser de boa qualidade.
Se você gostou do nosso post e quer compartilhar suas experiências conosco, deixe seu comentário no espaço abaixo. Ficaremos felizes de conhecê-lo melhor!
Siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube!
Respostas de 2
Adorei,
Parabéns pelo post!